5 de mar. de 2008

Cuidados com Telefones Celulares, PDAs e Outros Aparelhos com Bluetooth

Telefones celulares deixaram de ser meramente aparelhos utilizados para fazer ligações telefônicas e passaram a incorporar diversas funcionalidades, tais como: calendário, despertador, agenda telefônica e de compromissos, câmera fotográfica, envio e recebimento de texto e imagens, etc.
A tecnologia bluetooth tem sido introduzida em diversos tipos de telefones celulares para permitir a transmissão de dados entre eles (por exemplo, contatos da agenda telefônica, agenda de compromissos, texto, imagens, etc), bem como conectar um telefone a outros tipos de dispositivo (por exemplo, fones de ouvido, sistema viva-voz de automóveis, etc). Outros exemplos de aparelhos que podem fornecer esta tecnologia são PDAs e notebooks.
O fato é que a inclusão da tecnologia bluetooth em aparelhos como telefones celulares e PDAs, entre outros, trouxe alguns riscos que podem afetar a privacidade de seus usuários.
Que riscos estão associados ao uso de aparelhos com bluetooth?
Muitas vezes, um aparelho que fornece a tecnologia bluetooth vem configurado de fábrica, ou é posteriormente configurado, de modo que qualquer outro aparelho possa se conectar a ele, indiscriminadamente. Esta configuração normalmente permite que dados sejam obtidos do aparelho sem qualquer tipo de controle.
O problema não reside no fato do aparelho disponibilizar a tecnologia, mas sim na má configuração das opções de bluetooth, que podem permitir que terceiros obtenham diversas informações de um aparelho. Estas informações podem incluir: agenda telefônica, agenda de compromissos, arquivos, imagens, entre outras.
Pode-se citar como exemplos os casos de algumas celebridades que tiveram todos os contatos telefônicos armazenados em seus aparelhos furtados e disponibilizados na Internet.
Que cuidados devo ter para evitar a exposição de informações de um aparelho com bluetooth?
É preciso tomar alguns cuidados para evitar a exposição de informações de um aparelho que fornece a tecnologia bluetooth. Alguns dos principais cuidados são:
mantenha o bluetooth do seu aparelho desabilitado e somente habilite-o quando for necessário. Caso isto não seja possível, consulte o manual do seu aparelho e configure-o para que não seja identificado (ou "descoberto") por outros aparelhos (em muitos aparelhos esta opção aparece como "Oculto" ou "Invisível");
fique atento às notícias, principalmente àquelas sobre segurança, veiculadas no site do fabricante do seu aparelho;
aplique todas as correções de segurança (patches) que forem disponibilizadas pelo fabricante do seu aparelho, para evitar que possua vulnerabilidades;
caso você tenha comprado uma aparelho usado, restaure as opções de fábrica (em muitos aparelhos esta opção aparece como "Restaurar Configuração de Fábrica" ou "Restaurar Configuração Original") e configure-o como no primeiro item, antes de inserir quaisquer dados.