18 de dez. de 2008

TOPOLOGIAS DE REDE

Comece a ganhar dinheiro agora na internet Clique Aqui!

A topologia refere-se ao "layout físico" e ao meio de conexão dos dispositivos na rede, ou seja, como estes estão conectados. Os pontos no meio onde são conectados recebem a denominação de nãs, sendo que estes nãs sempre estão associados a um endereço, para que possam ser reconhecidos pela rede.
Várias são as estratégias de topologia, embora as variações sempre derivem de três topologias básicas que são as mais frequentemente empregadas:
ANEL, BARRAMENTO E ESTRELA

TOPOLOGIA EM ANEL
A topologia em anel é caracterizada como um caminho unidirecional de transmissão, formando um círculo lógico, sem um final definido. A estratégia de controle pode ser centralizada ou distribuída.
O sinal originado por um nó passa em torno do anel, sendo que em cada nó o sinal é regenerado e retransmitido. Como acontece em qualquer topologia, cada estação, ou nó, atende por um endereço que, ao ser reconhecido por uma estação, aceita a mensagem e a trata.
Uma interrupção no anel pode ser prontamente identificada e isolada, uma vez que o transmissor não recebe a confirmação da recepção da mensagem por ele enviada. A correta localização da estação defeituosa pode ser efetuada por cronometragem da mensagem, ou ausência de "status" da estação.






TOPOLOGIA EM BARRAMENTO
Na topologia em barramento pode ser empregada a comunicação com caminhos bidirecionais. Todos os nós são conectados diretamente na barra de transporte, sendo que o sinal gerado por uma estação propaga-se ao longo da barra em todas as direções.
Cada nó atende por um endereço na barra de transporte, portanto, quando uma estação conectada no barramento reconhece o endereço de uma mensagem, esta a aceita imediatamente, caso contrário, a despreza.





TOPOLOGIA EM ESTRELA

A topologia em estrela é caracterizada por um determinado número de nós, conectados em uma controladora especializada em comunicações.
Como esta estação tem a responsabilidade de controlar os enlaces, esta deve possuir elevado grau de inteligência, uma vez que todo o controle de fluxo de mensagens através da rede deve ser por ela efetuado. A arquitetura SNA da IBM explora este tipo de topologia, pois ela foi concebida em camadas de forma hierárquica, atribuindo responsabilidades a cada um desses componentes.
As controladoras mais evoluídas operam de forma a tornar a rede o menos vulnerável possível - em geral estas possuem duplicidade dos componentes mais críticos - , pois sua interrupção causar a paralização de toda a rede. Já as paralizações em nãs adjacentes às controladoras poderão ser facilmente identificadas, e inclusive procedimentos de recuperação podem ser ativados automaticamente.